sábado, 9 de março de 2013

Oficina: Troca de óleo



   Entre boatos e verdades a troca de óleo causa muitas dúvidas entre os donos de automóveis. Vamos tentar aqui esclarecer a maioria dessas duvidas, desmentir boatos e reforçar algumas verdades.

Seguir as orientações do fabricante

   Talvez as principais dúvidas sobre a troca de óleo é quando fazer e qual óleo usar. Nesse ponto é muito importante seguir as especificações do manual do seu carro. Deve-se seguir a quilometragem (ou tempo) e o tipo de lubrificante indicados pelo fabricante. O importante a se observar é o tipo de lubrificante e suas especificações, não a marca (a não ser que a sua garantia exija  como acontece nos carros da Fiat por exemplo).

Tempo ou quilometragem?

   O óleo possui aditivos, que são compostos químicos, que ao serem colocados no motor entram em ação, ocorrendo reações químicas, independente do uso ou não do veículo. o que dá ao lubrificante uma certa validade. Mas deve-se levar em conta o tipo de uso do carro, o motorista que roda pouco, e em condições severas deve trocar por tempo (no máximo, a cada seis meses). Já aquele que roda a maior parte do tempo em rodovias, a troca pode ser feita por quilometragem. Consulte o que indica a montadora.
  • O que são condições severas?
"Muitos motoristas acreditam que a rotina de ir e voltar para o trabalho, que fica perto de casa, é um tipo de uso leve do veículo. Engano. Esse é o típico regime severo, no qual o veículo roda por vias urbanas, em trânsito congestionado, em velocidade média abaixo de 60km/h e em percursos com menos de 15 minutos. Regime leve seria rodar a maior parte do tempo no trânsito livre e fluente, com velocidade média acima dos 60km/h e em percursos com mais de 15 minutos." ¹
Sempre troque o filtro de óleo

   É comum o costume de trocar o filtro de óleo somente a cada duas trocas de óleo. Isso é um hábito que faz mal ao seu carro, por dois motivos: todo o óleo do motor passa pelo filtro milhares de vez ao longo de 5 mil km, o filtro utiliza papel (como um coador de café) como material filtrante, imagine a situação desse filtro ao fim da quilometragem indicada para a troca de óleo. Além do filtro perder parte da sua capacidade de filtragem, há tambem os resíduos e restos de óleo velho que ficam nele, o que te faz praticamente jogar fora todo o lubrificante novo que você acabou de comprar. Portanto troque o filtro a cada troca de óleo.

Sintético ou Mineral


  Mais uma vez o indicado é seguir as especificações do manual. Alguns motores não tem problema com o uso de óleo mineral, já outros exigem o uso de óleo somente sintético. Consulte o manual e em caso de dúvida, consulte uma concessionária para saber se as informações do manual foram alteradas.

  Nunca misture também os dois tipos. A mistura pode alterar as propriedades físicas do lubrificante, como a resistência térmica ou o volume, e acabar danificando o motor.

Baixar o nível, é normal?


   É normal um certo consumo do óleo lubrificante, mas é importante observar excessos nesse consumo. Nos motores dos veículos da década de 1980, o normal é até 1 litro a cada 1 mil quilômetros. Nos dos carros dos anos 2000, no máximo de 300 ml a cada 1 mil quilômetros. Se observar algo acima disso procure um mecânico e veja se não há vazamentos ou queima do óleo.

¹ Remo Lucioli, especialista em lubrificação automotiva, da empresa Inforlub, em entrvista ao site Vrum.

0 comentários:

Postar um comentário